No mês de julho foi realizada a primeira rodada de negociação da Campanha Salarial de 2022. A data-base da categoria é 1º de agosto, por isso os reajustes que serão negociados valerão a partir dessa data.
Segundo a presidente do Sinthojur, Renata Magalhães, o sindicato patronal apresentou uma minuta com a proposta de reajuste salarial que não foi aceita.
“A entidade patronal ofereceu um percentual de reajuste de salários, porém, não aceitamos porque está muito abaixo do índice da inflação”, disse a presidente.
Segundo ela, é preciso aguardar a publicação do índice inflacionário de julho, para estabelecer um percentual a ser reivindicado.
O Sinthojur também não concordou com a proposta da patronal de dividir o valor do reajuste, dos meses de agosto a dezembro de 2022, em duas parcelas.
Por esse motivo, deverá ocorrer uma nova rodada de negociação, na qual o Sinthojur apresentará uma minuta com as reivindicações dos trabalhadores.
Este ano, o Sinthojur está negociando apenas as cláusulas econômicas. Ou seja, o reajuste que for concedido valerá também para benefícios, como: auxílio funeral, plano de saúde, vale-refeição, quebra de caixa,cesta básica, entre outros.
As demais clausulas continuarão valendo até 2023, quando será novamente negociadas.
(Inês Ferreira)