Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

WhatsApp Instagram

Notícias

30/04/2023

O Sinthojur parabeniza trabalhadores e trabalhadoras por mais um ano de luta e conquistas

O dia 1º de maio marca a importância da classe trabalhadora para a construção deste país.
Este ano, pela quinta vez, as Centrais Sindicais estão realizando o 1º de Maio Unificado evento que coloca em evidência a pauta de reivindicação da classe trabalhadora, comum a todas as categorias.
Entre essas reivindicações estão: Valorização do salário mínimo; Fim dos juros extorsivos; Fortalecimento da Negociação Coletiva; Mais empregos e renda; Direitos para todos; Convenção 156 OIT; Trabalho igual, Salário igual; Aposentadoria digna; Regulamentação do trabalho por aplicativos; Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista; Fortalecimento da Democracia; Revogação do “novo” ensino médio e Desenvolvimento sustentável com geração de empregos de qualidade.
“Estamos atentos aos itens da pauta e aos rumos das mobilizações e lutas da classe trabalhadora. Agradecemos a nossa categoria pela confiança que tem depositado no Sinthojur e lembramos que o sindicato é o trabalhador”, afirmou Renata Magalhães, presidente do Sinthojur.
Como surgiu a data
A comemoração do Dia do Trabalhador surgiu em 1880 quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação, em Chicago, para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. 
Em 1889, operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes.
Milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886, para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia as manifestações movimentaram a cidade, causando a ira dos poderosos. A repressão ao movimento foi dura, com prisões, pessoas feridas e até mesmo trabalhadores mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.
O Dia do Trabalhador no Brasil
No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.
Além de ser um dia de descanso, o 1º de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi anunciada no dia 1º de maio de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalhador.
A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa.
No Brasil, a data foi consolidada em 1924. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.