Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

WhatsApp Instagram

Notícias

23/10/2014

Mantega diz que inflação alta causa prejuízo a trabalhador que tem dinheiro no FGTS

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta terça-feira que o trabalhador que tem recursos no FGTS está tendo prejuízo por conta do alto índice de inflação. A afirmação foi feita em entrevista ao Jornal da Record News, que foi ao ar na noite de hoje. Durante a conversa com o jornalista, Mantega detalhou que o rendimento do Fundo é de 3% mais a TR (Taxa de Referência, que é pouco mais de zero). Com a inflação acima de 6% -- em setembro o IPCA fechou em 6,75% -- o trabalhador "está perdendo".
-- Ele (FGTS) foi feito para uma inflação menor -- declarou Mantega, para completar:
-- Essa regra (da rentabilidade) veio lá de trás. Quando a inflação é um pouco maior, perde. Mas quando a inflação vai para baixo, aí o fundo não perde.
Perguntado sobre se a poupança também está dando prejuízo, Mantega disse não "saber exatamente quanto está rendendo a caderneta". O entrevistador o ajudou: a remuneração é de 6,17% mais TR. Então o ministro disse que "de modo geral, ela rende acima da inflação". Pressionado pelo jornalista, disse que "pode ter um mês, dois meses em que ela vem abaixo".
-- Mas ao longo do ano, é acima da inflação -- frisou.

Fonte: O Globo