Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

WhatsApp Instagram

Notícias

14/12/2014

Auditores do MTE são ameaçados em fiscalização de combate ao trabalho escravo no Acre

Auditores Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Acre (SRTE/AC) acionaram a Polícia Federal após receberem ameaças durante fiscalização de combate ao trabalho escravo na zona rural da capital Rio Branco. Na ação, foram resgatados 15 trabalhadores em situação análoga à de escravo. A fiscalização ainda está em andamento e o empregador se recusou a pagar as verbas rescisórias dos trabalhadores.

As ameaças e intimações buscaram fragilizar o trabalho fiscal e o andamento da ação. Além de acionar a Polícia Federal, a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT/MTE) adotará outras providências administrativas e dará continuidade a ação fiscal. Para resguardar os auditores envolvidos, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel assumirá as ações de combate ao trabalho escravo na região.

Em documento enviado para o MTE solicitando providências, os auditores afirmam que "a atuação do órgão não pode ser impactada ou cercada por pressões externas de administrados e fiscalizados". Também relembraram a "Chacina de Unaí" em que auditores fiscais do trabalho foram mortos enquanto fiscalizavam o trabalho escravo na região de Unaí, Minas Gerais, em janeiro de 2004.

Fonte: MTE