Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

Jundiaí / SP   •  

Notícias

16/06/2015

Inflação para famílias com renda até cinco salários alcança 0,99% em maio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda até cinco salários mínimos, teve inflação de 0,99% em maio deste ano. A taxa é superior à observada pelo próprio INPC em abril (0,71%).
O INPC também superou a taxa registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - a inflação oficial - e que ficou em 0,74% em maio.
Ao acumular 5,99% de aumento de preços no ano e 8,76% em 12 meses, o INPC também superou o IPCA, que acumula 5,34% de inflação no ano e 8,47% no período de 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o INPC, os alimentos tiveram inflação de 1,48% em maio, enquanto os não alimentícios tiveram alta de preços de 0,78%. O INPC é usado pelo IBGE para reajustar o valor real do rendimento do trabalhador, em suas pesquisas. Enquanto o IPCA calcula a inflação para famílias com renda entre um e 40 salários mínimos, o INPC foca nos principais gastos daquelas que têm renda até cinco salários.

Fonte: Agência Brasil