Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

WhatsApp Instagram

Notícias

16/06/2015

Maior de 16 anos não tem direito a indenização por morte de pai no trabalho

Herdeiros de vítimas fatais de acidentes de trabalho devem solicitar indenização até completar 16 anos, que é a idade limite para serem considerados incapazes de exercer atos da vida civil. A decisão é da 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho.
No caso julgado, o herdeiro de um trabalhador que morreu por causa de um acidente de trabalho em 2006 solicitou indenização pelo ocorrido. O fato ocorreu quando o filho da vítima tinha 11 anos, mas a ação só foi movida em 2012,depois que o rapaz completou 18 anos. Além dele, no processo também constavam mais dois parentes do morto.
Ao analisar o caso, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais) aplicou a prescrição a dois familiares,mas não em relação ao filho, determinando o pagamento de indenização por danos morais somente a ele. A empresa recorreu ao TST contra a decisão da corte regional.
O ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, relator do processo na 5ª Turma do TST, afirmou que o artigo 440 da CLT estabelece a suspensão da prescrição apenas para empregados menores de 18 anos. O caso em questão trata de herdeiro de vítima de acidente.
Desse modo, segundo o relator, deve ser usado como base o artigo 198, inciso I, do Código Civil. O texto determina a suspensão do prazo prescricional "para os menores absolutamente incapazes, ou seja, para os menores de 16 anos". Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.
ARR-963-31.2012.5.03.0114

Fonte: Jusbrasil