Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

Jundiaí / SP   •  

Notícias

23/11/2017

Saiba como requerer o seguro-desemprego pela internet

O governo federal lançou, na segunda-feira (21/11), um pacote de serviços digitais para o trabalhador e, entre eles, está o seguro-desemprego pela internet. A novidade permitirá que o desempregado solicite o benefício online após ter recebido os documentos da demissão. O pedido será feito pelo site Emprega Brasil.
O primeiro passo é fazer o cadastro no portal e informar dados pessoais. Depois, o usuário será direcionado a um questionário com cinco perguntas sobre seu
histórico laboral. A carteira de trabalho deverá estar em mãos, pois é preciso acertar quatro das cinco perguntas. Caso o beneficiário não responda corretamente, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.
Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”. O cadastro está dividido
em oito páginas, com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis. Ao concluir o preenchimento de cada uma, o site carregará a página do seguro-desemprego. Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do segurodesemprego.
Em seguida, é necessário agendar o atendimento presencial para ratificar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet. Caso a data agendada ultrapasse o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento presencial.

Fonte: Metropoles