Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

WhatsApp Instagram

Notícias

06/04/2018

Dados publicados pela Rede Nossa São Paulo sobre a desigualdade territorial entre os distritos da cidade de São Paulo trazem resultados estarrecedores.

por Henrique S. Xavier, Raphael Ximenes e Sérgio Helene

A desigualdade é uma característica das relações sociais e políticas contemporâneas em diversos países do mundo. Contudo, o Brasil tem se destacado nesse cenário mundial como sendo um dos países com uma histórica desigualdade interna cujas consequências atingem todo o território em diversas escalas. Se há cerca de trinta anos o Brasil teve a pior desigualdade social e econômica de todo o mundo, hoje ainda estamos entre os dez mais desiguais em um conjunto de 140 países. As consequências dessa desigualdade interna podem ser percebidas de modo direto na distribuição de renda e, também, em todo o universo de indicadores sociais, apontando o sofrimento humano ao quais setores sociais e bairros inteiros são conduzidos. Em nosso país, os resultados das análises de dados estatísticos em escalas nacional, regional ou local sempre apresentam essa marca da falta de equidade. Conforme veremos abaixo, a análise espacial comparando dados de diferentes regiões de uma cidade mostra que os resultados dessa desigualdade levam uma expressiva parte da população a viver em condições muito precárias. Veja Continuação do Artigo no Le Monde Diplomatique.
* Henrique S. Xavier é físico e pesquisador pós-doutor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP ** Raphael Ximenes é bacharel em física, doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da USP, atualmente é pesquisador pós-doutor na University Health Network / University of Toronto, onde trabalha com modelagem matemática de doenças infecciosas. *** Sérgio Frazão Helene é geógrafo formado pela USP, atua junto a empresas e órgãos públicos na área de planejamento e gestão territorial e atualmente é assessor de planejamento da Rede Nossa São Paulo.

(Le Monde Diplomatique)